É o senhor Jesus a mesma pessoa que Miguel, o Arcanjo?

Miguel Arcanjo

Jesus Cristo, figura central do Cristianismo, enviado a Terra para salvar a humanidade. Em sua estadia na Terra foi crucificado, morto e sepultado, o qual no terceiro dia no seio da terra foi trazido de volta, ressuscitado, pela mão de Deus Jeová.

“E ele prosseguiu, dizendo-me: “Não tenhas medo, ó Daniel, pois desde o primeiro dia em que fixaste teu coração no entendimento e te humilhaste perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras, e eu mesmo vim por causa das tuas palavras”.

Fonte: Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. Daniel 10-12.

Qual deve ser a identidade do ser enigmático que apareceu a Daniel?

Por que ele disse “e eu mesmo vim por causa das tuas palavras”?

“Mas o príncipe do domínio real da Pérsia opôs-se a mim por vinte e um dias, e eis que veio ajudar-me Miguel, um dos mais destacados príncipes; e eu, da minha parte, permaneci ali ao lado dos reis da Pérsia”.

Fonte: Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. Daniel 10-13.

onto intrigante, por que diz, “um dos mais destacados príncipes”, tudo indica que existem vários príncipes no céu.

“Pois Deus é o Rei de toda a terra;”.

Fonte: Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. Salmo 47:1-9.

“Esta [manifestação], o feliz e único Potentado mostrará nos seus próprios tempos designados, [ele,] o Rei dos que reinam e Senhor dos que dominam o único que tem imortalidade, que mora em luz inacessível, a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver. A ele seja honra e poderio eterno. Amém.”.

Fonte: Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. Timóteo 1:15.

Agora se Deus é Rei dos que habitam na terra e Jesus também o é, entendemos que há dois reis que reinam o mesmo reinado, assim quem são os príncipes citados em Daniel 10-13?

Seguindo o raciocínio em Daniel 10-13, percebemos que Miguel é um príncipe e não o único, e sim um dos mais destacados. Quais são os outros príncipes?

“Mas, quando Miguel, o arcanjo, teve uma controvérsia com o Diabo e disputava acerca do corpo de Moisés, não se atreveu a lançar um julgamento contra ele em termos ultrajantes, mas disse: Jeová te censure.”.

Fonte: Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. Judas 1-9.

[O anjo de] Jeová disse então a Satanás: “Jeová te censure, ó Satanás, sim, censure-te Jeová, aquele que escolhe Jerusalém! Não é este um tição arrancado do fogo?”.

Fonte: Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. Zacarias 3-1,2.

“Jesus disse-lhe então: Vai-te, Satanás! Pois está escrito: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado. O Diabo deixou-o então, e eis que vieram anjos e começaram a ministrar-lhe.”.

Fonte: Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. Mateus 4-10.

Veja que tanto o arcanjo (príncipe) e o anjo, não ousaram repreender e nem censurar Satanás, mais recorreram a Jeová. Mas Jesus em forma humana censurou e repreendeu o Maligno.

E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, passou a levantar os olhos e a olhar, e eis que havia ali de pé, na sua frente, um homem com a sua espada desembainhada na sua mão. Josué, pois, chegou-se a ele e disse-lhe: “És tu por nós ou pelos nossos adversários?” A isso ele disse: “Não, mas eu — eu vim agora como príncipe do exército de Jeová.” Em vista disso, Josué lançou-se com a face por terra e prostrou-se, e disse-lhe: “Que diz meu senhor ao seu servo?” O príncipe do exército de Jeová disse por sua vez a Josué: “Remove as tuas sandálias dos teus pés, porque o lugar em que estás parado é santo.” Josué fez isso imediatamente.

Fonte: Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. Josué 13:15.

“Ora eu, João, era quem ouvia e via estas coisas. E, tendo-as ouvido e visto, prostrei-me para adorar diante dos pés do anjo que me havia mostrado estas coisas. Mas ele me diz: Toma cuidado! Não faças isso! Sou [apenas] co-escravo teu e dos teus irmãos, que são profetas, e dos que observam as palavras deste rolo. Adora a Deus.”

Fonte: Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas Revelação 22:8-9.

Príncipe do exército de Jeová. Entendo neste caso Jesus, pois diferentemente em Revelação 22-8 o anjo não o repreendeu por sua atitude de prostrar-se diante dele.

Leia desde Daniel 1:1-21

“Ó Daniel, homem mui desejável, tem entendimento das palavras que te falo e põe-te de pé onde estavas parado, pois agora fui enviado a ti.”.

Fonte: Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas Daniel 1:11.

Qual a identidade deste ser, que precisou da ajuda do Miguel, o arcanjo.

“E eis que alguém da semelhança dos filhos da humanidade tocou-me os lábios, e comecei a abrir a minha boca e a falar e a dizer àquele que estava de pé na minha frente:”.

Fonte: Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas Daniel 10:16.

E ele prosseguiu, dizendo-me: “Não tenhas medo, ó Daniel, pois desde o primeiro dia em que fixaste teu coração no entendimento e te humilhaste perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras, e eu mesmo vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do domínio real da Pérsia opôs-se a mim por vinte e um dias, e eis que veio ajudar-me Miguel, um dos mais destacados príncipes; e eu, da minha parte, permaneci ali ao lado dos reis da Pérsia. E vim para fazer-te compreender o que sobrevirá ao povo na parte final dos dias, porque é uma visão ainda para dias [vindouros].”.

Fonte: Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas Daniel 10:12-14.

“E aquele que tinha a aparência de homem terreno passou a tocar-me novamente e a fortalecer-me. Então disse: Não tenhas medo, ó homem mui desejável. Paz seja contigo. Sê forte, sim, sê forte.” E assim que falara comigo esforcei-me e finalmente eu disse: Fale meu senhor, pois me fortaleceste. De modo que prosseguiu, dizendo:

Sabes realmente por que cheguei a ti? E agora voltarei para lutar com o príncipe da Pérsia. Quando eu partir, eis que virá também o príncipe da Grécia. No entanto, eu te contarei as coisas escritas na escritura da verdade, e não há ninguém que se mantenha forte comigo nestas [coisas] exceto Miguel, vosso príncipe. ““

Fonte: Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas Daniel 10:18-21.

Anúncios
Esse post foi publicado em Religião. Bookmark o link permanente.